terça-feira, 1 de outubro de 2013

Shuai Jiao - A primeira arte marcial



Por: Amanda Nogueira

Na nossa sociedade é comum a prática de artes marciais entre os jovens, entre as mais procuradas atualmente, podemos citar o Jiu-Jitsu e o Muay Thai. Mas, de onde surgiu a luta que você pratica? Você já parou para pensar que por trás de toda técnica, socos e rolamentos, há uma história milenar e super interessante? A história do Shuai Jiao pode até, talvez, justificar o tamanho e a potência da China, hoje.

Relatos históricos mostram que por volta de 2.700 a.C. havia duas tribos rivais, que habitavam no entorno de um rio, denominado Amarelo. A luta pela sobrevivência faz parte natureza humana, e o homem como animal racional ao longo dos anos foi desenvolvendo habilidades e técnicas de guerra para derrotar o inimigo, independente de sua força ou tamanho. Uma das tribos era liderada pelo famoso Huan Ti, e a outra por Zhi You, cujos guerreiros utilizavam um capacete com dois chifres. Estes capacetes eram utilizados nas batalhas para ferir os inimigos. Huan Ti ensinou seus guerreiros a evitarem estes ataques perigosos e a desequilibrarem seus adversários. Assim, graças a esta técnica, Huan Ti venceu Zhi You e unificou o país; nascia então a China.

Daí vem a dominação do estilo de luta mais antigo que se conhece, até hoje. O termo Shuai Jiao significa: Shuai = derrubar e Jiao = chifres, ou seja, chifres que derrubam. Existem boatos de que o Imperador Amarelo, Huan Ti, queimou arquivos de uma possível luta anterior ao Shuai Jiao para que o estilo dele continuasse sendo o primeiro da história, mas não há nada comprovado.
Do estilo Shuai Jiao surgiram diversos outros estilos de luta, como o Sanda (Boxe Chinês), que já originou o Muay Thai, e assim vai. Originou também o Xiang Shi, de onde vem o jiu-jitsu.

Domingos Novaky, Mestre Wong Lo e Sifu Evandro Rodrigues durante o curso de Chi Kung Ba Duan Jin, na academia 40 graus, em Fortaleza


Entre os principais benefícios da arte, está a prática do Baduanjin, o nome designa seqüências de oito exercícios de Qigong, utilizadas pela medicina tradicional chinesa como forma de manter ou recuperar a saúde. Além dos benefícios para a saúde, a prática desta luta melhora o reflexo, coordenação motora, disciplina, convivência e bem estar.



Sifu Evandro Rodrigues

No Ceará, a arte do Shuai Jiao é reconhecida através de lutas como o Muay Thai e o Sanda. Mas, segundo o Sifu Evandro Rodrigues, os praticantes da modalidade Sanda, no Estado, estão mais preocupados com o corpo do que com a mente, quando na verdade, deveriam estar preocupados no equilíbrio entre os dois. “No Ceará, o que ainda prevalece é a cultura Fitness, ou seja, o culto ao corpo perfeito. Eu percebo que ainda existem alguns alunos que se preocupam com a mente também, querem se tornar profissionais do ramo, mas ainda são poucos” diz o Sifu.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bacana o post! Eu pratico boxe e não tinha muitas informações sobre o contexto histórico das lutas. O último parágrafo me chamou a atenção, pois compartilho desse posicionamento. Embora muito populares atualmente, as lutas têm funcionado mais como um mecanismo para alimentar a cultura fitness, principalmente no caso do boxe, jiu-jitsu e muay thai, as mais populares por aqui.

    ResponderExcluir