quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A arte suave e seus benefícios

Adicionar legenda
Por: Matheus Coutinho
É comprovado que a prática de atividade fisíca faz bem para a saúde do corpo. Muitas pessoas têm dificuldades em escolher qual atividade física querem fazer. Ultimamente, por conta do sucesso das lutas de MMA, as artes marciais têm sido bastante procuradas nas academias. Quem procura entrar em algum tipo de arte marcial, deve antes saber os principais benefícios que esta atividade física vai trazer.
Nas academias de lutas, o jiu-jitsu tem sido bastante procurado, pois dentro de pouco tempo os resultados já aparecem no corpo, porém, o atleta deve se dedicar bastante.

O treino
O jiu-jitsu procura trabalhar principalmente a agilidade, a concentração, disciplina e como o praticamente pode se defender diante de determinadas situações. Na aula do professor Armando Cavalcante, antes de começar os exercícios físicos, os alunos passam por um alongamento que dura em média 15 minutos. Logo após o alongamento, Armando puxa o aquecimento, onde os alunos já queimam muitas calorias, com exercícios abdominais, flexões, corrida, etc. Depois do aquecimento, o faixa preta passa algumas posições de luta e coloca os alunos para “rolarem”, totalizando o tempo de treino em média de 1 hora. Dependendo do rendimento do aluno, podem ser gastas de 750 a 1500 calorias por treino. “Muitos procuram o jiu-jitsu para perder peso e acabam se apaixonando pela arte”, comenta Armando.

Os benefícios
O jiu-jitsu, assim como muitas outras artes marciais, traz diversos benefícios para o corpo, como:
-Aceleração do metabolismo;
-Movimentação de todos os músculos, melhorando a resistência física;
-Aumenta a autoconfiaça e autoestima de quem pratica;
-Melhora da respiração e da circulação sanguinea;
-Melhora na flexibilidade do corpo;
-Diminuição do estresse.

Homens e mulheres saudáveis de qualquer idade podem ser praticantes de jiu-jitsu. Não existe restrição quanto à pratica do esporte, porém, quem pratica a arte marcial deve passar por alguns exames médicos para avaliação da saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário